Saiba avaliar se o desempenho do negócio está sendo satisfatório

Marcelo Cherto

28 Mar 2022 - 22:05

compartilhar

Saiba avaliar se o desempenho do negócio está sendo satisfatório

Marcelo Cherto

28 Mar 2022

compartilhar

Muito se fala sobre desempenho do negócio, mas a verdade é que avaliações estruturadas e analíticas  sequer fazem parte de algumas empresas. É claro que relatórios e planilhas compõe a rotina de qualquer negócio, mas sabemos que muitas vezes eles apenas servem como processos automáticos, sem ocupar uma função mais analítica na gestão.

Principalmente quando falamos de resultados atrelados a pessoas, nem sempre os números bastam para obter um retrato verídico da aplicação de processos e metas como instrumentos orientados para o desempenho do negócio. No entanto, diversos aspectos podem, sim, ser utilizados como parâmetros seguros na obtenção de um cenário amplo que possa qualificar o nível de sucesso de sua empresa.

Para começar, entenda quais pontos devem ser avaliados de cada vez. Pois, para obter uma análise consistente do desempenho do negócio, é necessário fazer bons recortes e saber quais dados precisam ser medidos a fim de realizar um cruzamento de informações eficiente.

Depois de definir o que deve ser avaliado, certifique-se de coletar informações periodicamente para ter base de comparação em etapas futuras – dados de DREs, histórico de fluxo de caixa , balanços de vendas, taxas de conversão e leads gerados pelas ferramentas de marketing e tantos outros elementos quanto forem necessários para cada perfil de análise escolhido.

Tendo esses dois aspectos em mãos – o que será medido e dados que possam embasar essa avaliação – o objetivo agora deve ser aprofundar os conhecimentos sobre sua própria empresa. Não caia na tentação de olhar apenas para os bons resultados.

Encare o cenário como um todo e pense em estabelecer novas metas para medir o desempenho do negócio – algumas mensais, outras semestrais, outras anuais. Mas esteja alerta: importante do que promover verificações periódicas de desempenho é transformar o resultado desses exames de performance em ações concretas dentro da sua empresa. Avaliar desempenho deve servir para melhorar o negócio, movimentar as coisas e trazer mudanças.