Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas um dos mais importantes canais de expansão de qualquer rede de franquias são os próprios franqueados. Afinal, trata-se de uma espécie de cliente fidelizado que, satisfeito com a marca, enxerga a possibilidade de investir em novos produtos. Como um desdobramento da estratégia de apostar em quem já faz parte da rede para ampliar a área de atuação do negócio está o multifranqueado.
Completamente familiarizado com a operação, este tipo de investidor é aquele que possui duas ou mais unidades franqueadas – seja da mesma marca ou de marcas diferentes. Cada vez mais presente, esse empreendedor tem chamado atenção pelo alto nível de profissionalização e pela capacidade de expandir exponencialmente os negócios das marcas que representa. Vale, portanto, entender o porquê.
Benefícios
Entre as principais vantagens de buscar que seu franqueado alcance o posto de multifranqueado está o encurtamento da curva de maturidade das novas franquias. “Quem já faz parte da rede domina a operação, fazendo com que uma nova unidade comece a ter lucro muito mais rapidamente”, diz Guilherme De Cara, gestor da Cherto Consultoria. “Isso é bom tanto para o franqueador, que tem um retorno mais rápido sobre o seu investimento, quanto para a franqueadora, que recebe royalties de acordo com o rendimento da operação”.
Além disso, os multifranqueados costumam ter uma boa percepção de seu papel dentro do ciclo do franchising, permitindo que suas unidades funcionem bem e, inclusive, trazendo boas práticas de gestão para toda a rede.
Perfil
Para perceber qual franqueado tornaria-se candidato a ser elevado ao posto de multifranqueado, algumas características devem ser observadas. Entre os aspectos determinantes, o multifranqueado deve ser: profissionalizado, capitalizado e com consciência de mercado. Em linhas gerais ele precisa ter familiaridade com o negócio e demonstrar que obteve sucesso na gestão da primeira franquia.
Além disso, ter recursos para adquirir outras unidades sem comprometer o fluxo de caixa. E, por fim, ter condições de gerir essas diferentes unidades – seja ele próprio ou por meio de uma equipe qualificada – sem descuidar do dia a dia das operações, especialmente no início de cada uma delas.
Incentivo
Se o plano de promover uma campanha de conversão de franqueados em multifranqueados fizer sentido para o seu negócio, é possível oferecer incentivos para promover essa adesão. “A taxa de franquia costuma estar relacionada aos custos com a captação e o treinamento dos franqueados. Em se tratando da compra de uma unidade por alguém que já passou por este processo anteriormente, faz todo o sentido oferecer um desconto ou a isenção total dessa cobrança como incentivo ao novo multifranqueado”, diz Guilherme De Cara. “É uma estratégia que faz todo o sentido e pode ser muito vencedora”.
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