Sabemos que é crescente a quantidade de pessoas que empreendem ou querem empreender no Brasil. No entanto, começar essa carreira de qualquer jeito não irá aumentar suas chances de ser bem-sucedido. Muito pelo contrário, para iniciar um negócio é preciso, antes de mais nada, aperfeiçoar, aprimorar e adquirir alguns talentos, como a visão empreendedora.
Ter uma visão empreendedora é o grande diferencial quando se fala em negócios de sucesso. E esse é um talento que tanto pode ser adquirido de forma espontânea, ao longo da vida, ou a partir de cursos e treinamentos. Portanto, se você quer abrir um negócio, mas acredita que não tem uma visão empreendedora, não desista! Essa é uma capacidade que pode sim ser adquirida!
Mas o que é ter uma visão empreendedora? Resumidamente, trata-se de enxergar além do que os outros enxergam, encontrando as melhores oportunidades para se destacar. Muitos observam o mercado, mas não vislumbram essas oportunidades. Somente quem tem uma visão empreendedora consegue ver potencial em espaços onde os outros acreditam estarem saturados.
Como estimular sua visão empreendedora
Realize cursos e treinamentos
Existem cursos que trabalham com o aprimoramento de talentos e características empreendedoras das pessoas. O Empretec, por exemplo, oferecido pelo Sebrae, tem exatamente essa finalidade, de uma maneira prática e desafiante. Os participantes passam por situações práticas em que realmente precisam utilizar habilidades como visão empreendedora, iniciativa e liderança.
O Empretec, muito mais que um curso, é uma vivência e prepara as pessoas para o mundo dos negócios e também para a vida pessoal. Conheça mais sobre o programa aqui.
Estude!
Graduação, pós-graduação, participação em eventos, leituras de livros biográficos sobre grandes nomes do empreendedorismo, blogs de empresas e tudo o que possa agregar conhecimentos empreendedores.
Estude muito. Aprenda com experiências de quem já passou pela abertura de um negócio, fracassos e conquistas. Leia jornais diários, revistas de economia, sites do segmento do seu negócio. Atualize-se sempre.
Faça networking
Relacione-se com pessoas que possam lhe ensinar, realizar parcerias, apresentar pessoas do seu interesse ou até mesmo serem seus sócios ou investidores. Uma pessoa com visão empreendedora sabe que nada se faz sozinho no mundo dos negócios.
Se possível, tenha um mentor, alguém que você admire e que seja acessível o suficiente para poder lhe dar conselhos. Aproxime-se de quem pode acrescentar ensinamentos a você.
Conheça seus pontos fortes e fracos
Você precisa saber quais são suas forças e suas fraquezas. Além de aprimorar seus pontos fortes e trabalhar seus pontos fracos, é preciso cercar-se de pessoas confiáveis que sejam boas no que você tem dificuldade.
No entanto, não se satisfaça em ter um ponto fraco. Tente sempre aprimorá-lo. Mesmo sabendo que ele pode não ser a sua grande qualidade, você pode buscar meios de desenvolver esse talento.
Tenha disciplina
Sua meta é alcançar uma visão empreendedora? Discipline-se para isso. Agende cursos, eventos, estudos e cumpra suas metas. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas é possível acelerar o processo com o apoio de profissionais especializados, que poderão lhe auxiliar a desenvolver suas características.
Fonte: Sebrae SC